JUSTIFICATIVA:


O presente projeto de lei tem por objetivo homenagear a torcida do Esporte Clube São Bento, considerada uma das maiores torcidas de clubes de futebol da região sudeste do estado de São Paulo.  

A torcida hoje é dividida entre as antigas e novas gerações. De forma organizada, o clube conta com as torcidas:

TORCIDA FALCÃO AZUL

Em 1969, o torcedor Sidney Fernandes fundou a primeira torcida organizada nos moldes atuais, a Falcão Azul, como expressão maior desta verdadeira paixão inspirada no apoio aos antigos espanhóis que fundaram o clube da rua dos Morros no dia 28 de fevereiro de 1969 com o propósito único de apoio incondicional ao clube. Conta com grande presença familiar e é o mais antigo patrimônio das arquibancadas do clube.

TORCIDA TIRA PROSA

Fundada pelas irmãs Ramalho em 1975, é uma das torcidas organizadas mais antigas do E.C São Bento. Inspiradas pela paixão de seu pai pelo azulão sorocabano, as irmãs Ramalho romperam a barreira do preconceito - em uma época que mulheres não assistiam jogos de futebol - acabando por fundar a Tira Prosa. Com muito carisma e simpatia destas irmãs, logo a torcida ganhou popularidade e admiração dos torcedores do clube. Na década de 90, com a mudança do perfil das torcidas organizadas, a Tira Prosa perdeu espaço. Entretanto, com poucos integrantes, ainda está presente na vida do Esporte Clube São Bento.

TORCIDA SANGUE AZUL

Inicialmente fundada por Idalgo Neto, Maria da Penha, Laura Hidalgo e Luis Carlos Cassimiro, a Torcida Uniformizada Sangue Azul (TUSA) surgiu no dia 23 de março de 1986, durante uma partida em Campinas entre São Bento e Guarani, tendo como ideia inicial acompanhar o time em todos os seus jogos. Adotou o carismático Chico Bento da Turma da Mônica como mascote, ao saber que o criador da história em quadrinhos, Maurício de Souza, apresentou o menino caipira como torcedor beneditino. A TUSA também é bastante influente na vida política do clube. Prova disso foi a eleição de Luiz Augusto Manenti, membro desta torcida, à presidência do clube por dois anos. Teve importante papel em 1993, quando o clube quase veio a se fundir com o seu maior rival. É a torcida organizada mais numerosa atualmente.

Em face da grandiosidade da sua torcida e sua importância na História de lutas e glórias do Esporte Clube São Bento, proponho este projeto de lei que institui no calendário oficial da cidade de Sorocaba, o “DIA DO TORCEDOR DO SÃO-BENTISTA" – em homenagem ao torcedor em geral.